Com os blogs, os social media e um mundo digital que muda a enorme velocidade, os responsáveis de comunicação e marketing das marcas vivem atualmente uma verdadeira tempestade no seu dia-a-dia. A situação é incontrolável, uma vez que as fontes de comunicação e, sobretudo, de opinião se multiplicam por 1000, por 10.000, ou até mais, a cada dia que passa. O conhecimento nunca é suficiente. Faltam dados destes meios, que surgem espontaneamente, para tomarem as suas decisões estratégicas.
Quem são, quanto valem, qual é a audiência, como são e qual é a sua tabela publicitária (de preferência validada por qualquer organismo que regule a área). Estes profissionais procuram ferramentas adequadas para medir o impacto do que se publica nos blogs e nos SM, procurando sempre aumentar o seu conhecimento. Querem e precisam não só de saber o valor do investimento, mas também de saber quanto devem investir em cada fonte, de acordo com o seu real impacto em públicos específicos.
Os bloggers, as fontes, os posts, os comentários e os vídeos virais podem surgir sob a égide de alguém muito conhecido, ou não. De um líder, de um influenciador, ou de um potencial líder do momento, de um comentário, de uma motivação. Referem os temas como conhecedores, como especialistas na matéria, com influência real – ainda que muitas vezes efémera – nos públicos-alvo. Cada pessoa, com um telemóvel e alguma destreza, pode ser por si própria um meio de difusão através de um comentário, uma imagem, um like. A comunicação tornou-se para estes profissionais uma verdadeira montanha russa, com quedas e subidas imprevistas, novos meios e novos cenários.
É precisamente para eliminar esta incerteza que os profissionais procuram saber quem é quem, integrar estes meios na estratégia geral de marketing, medir o valor da fonte e o ROI real das redes. Este conhecimento é fundamental para os profissionais que comunicam as marcas e as empresas.
Se a tudo isto somarmos a globalização de muitas empresas, então surge um puzzle de realidades ainda mais variadas, uma vez que o impacto dos novos líderes de comunicação difere de região para região, de país para país.
É na verdade enorme o desafio que estes profissionais têm diante de si e que se coloca à Cision, como parceiro estratégico das suas atividades relações públicas, comunicação e marketing.
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