1. DATA DRIVEN COMMUNICATION
Os dados são o ouro do século XXI. A utilização de dados pessoais, demográficos ou comportamentais para personalizar as mensagens a cada indivíduo, estarão na base da comunicação entre marcas e consumidores.
Empresas como a Google e Facebook preparam-se para dominar o mundo dos dados, guiados por inteligência artificial para uma comunicação personalizada, dinâmica e interativa.
2. ACTIONABLE INSIGHTS
Através de plataformas gráficas atualizadas em tempo real, o comunicador conseguirá estudar o comportamento dos utilizadores face aos seus conteúdos, planear e interagir com os consumidores em função de cada padrão comportamental.
3. PAID MEDIA, NATIVE ADVERTISING, SPONSORED ARTICLES
As histórias pagas pelas marcas que já são uma prática corrente na blogosfera, estarão cada vez mais presentes nos media tradicionais, farão parte dos planos de PR e estarão na base dos modelos de negócio dos media modernos.
4. SALES LEADS
A ligação entre histórias pagas e o call to action, vai permitir que a medição do resultado das RP, seja feita por métricas bastante mais objetivas do que as impressões, Advertising Equivalent Value ou mesmo engagement – O número de leads comerciais gerados e a sua conversão dentro do funil das vendas, é a métrica que todos vão querer usar.
5. VR – VIRTUAL REALITY
De um dia para o outro os equipamentos para VR passaram a ocupar um lugar de destaque nas lojas de gadgets.
O próprio Facebook vai desafiar os seus utilizadores para interações sociais num mundo virtual.
Experiências imersivas e sensoriais ou interação entre o mundo real e virtual é o desafio que se coloca não só aos principais players desta indústria, mas também às marcas que queiram fazer parte da experiência.
6. H2H COMMUNICATION
Em contrapeso com o avanço tecnológico que o setor vai protagonizar, a comunicação efetivamente estará centrada na capacidade de interagir de pessoa para pessoa.
Personalização, emoção e autenticidade são os ingredientes fundamentais ao storytelling.
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About Uriel Oliveira
É vice presidente da Cision Portugal, coordena as unidades operacionais da organização e é responsável pelo desenvolvimento do negócio, inovação, marketing e plano global de comunicação. É licenciado em comunicação empresarial e trabalha em media intelligence há 24 anos. Responsável pela gestão de contas de grandes clientes empresariais, instituições governamentais, particularmente na negociação, desenvolvimento de projetos e relacionamento institucional. Adora trabalhar em novos projetos, desenvolver novas ideias e estar em contacto permanente com os clientes. Gosta de viajar, conviver, de música e de gastronomia.