fev 15, 2022 / in Media / by Ana Faustino

Desde segunda-feira, dia após a celebração do Dia Mundial da Rádio, a Antena 1 apresenta a nova grelha de programação, com novas propostas, mais variedade e alguns dos programas já conhecidos. Entre as mais de 20 novidades, destaca-se a aposta na dupla para o Programa da Manhã, com o regresso de Mónica Mendes e a estreia radiofónica de Pedro Miguel Ribeiro e, ainda, no regresso do formato Tarde Desportiva à antena, nas tardes de domingo.

Com o objetivo de seguir cinco principais linhas estruturais: proximidade, identidade, diversidade, informação e conhecimento, estas são as novidades da programação da Antena 1:

Programa da manhã, com Mónica Mendes e Pedro Miguel Ribeiro, de segunda a sexta-feira, das 07h00 às 10h00.
Logo de manhã, toda a informação, o Desporto e o Trânsito.
Inclui: Um Dia no Mundo, de Francisco Sena Santos; O Amor É, de Júlio Machado Vaz e Inês Meneses, David Ferreira a Contar, de David Ferreira; Contas do Dia, de Helena Garrido e Pedro Sousa Carvalho e os Portugueses no Mundo, de Alice Vilaça. O humor chega diariamente com Portugalex e A Mosca.

 

Almanaque de ouvido, com Mafalda Lopes da Costa, de segunda a quinta-feira, às 15h20.
Pequenas histórias de aldeias, vilas e cidades, que fazem parte da História desses lugares contadas na tradição oral, literatura, toponímia, iconografia, superstição ou gastronomia.

 

Música triste, com Miguel Esteves Cardoso, de segunda a quinta-feira, às 16h53.
Celebração interior da universalidade da música, do amor e da saudade, através das canções que se escreveram e cantaram em todas as línguas do mundo. Andamos todos ao mesmo e a melhor música entristece sempre.

 

Na ponta da língua, com Sandra Duarte Tavares, de segunda a sexta-feira, às 17h57.
Dúvidas linguísticas esclarecidas de modo didático e lúdico, entre tópicos linguísticos da atualidade e alguns mitos, surpresas e subtilezas da Língua Portuguesa.

 

As horas extraordinárias, com Teresa Nicolau, de segunda a sexta-feira, às 18h57.
Da televisão para a rádio, para falar da invenção dos artistas. Da música à poesia, passado pela arte contemporânea e pela subtileza do desenho. O regresso da jornalista Teresa Nicolau à rádio onde nasceu como profissional. A crónica com as escolhas de Teresa Nicolau para dar o palco certo à Arte e à Cultura.

 

Fado Cravo, com Aldina Duarte, segundas-feiras, às 23h14.
Um programa onde o fado é o ponto de partida e de chegada, numa conversa sobre a experiência de um convidado com a arte e a vida, enquanto testemunho individual e coletivo, que teve como primeiro convidado o fadista Camané.

 

Efeito Borboleta, com Raquel Varela e Joel Neto, terças-feiras, depois das 20h.
Uma historiadora urbana do continente, um escritor ilhéu e rural. Raquel Varela e Joel Neto reforçam a cumplicidade com um novo programa semanal centrado tanto na mais evidente marcha do mundo como nos seus mais subtis sinais. Qual deles o Efeito e qual a Borboleta?

 

Terra Média, com Gonçalo Madail, Álvaro Costa e Francisco Merino, terças-feiras, às 00h10.
Os temas dos novos media, universos virtuais, inteligência artificial, influencers, o streaming, nova informação, a nova publicidade e novas potências mediáticas.

 

Expresso Europa, com Gonçalo Castro, terças-feiras, às 01h10.
As histórias do velho continente podem ser contadas através da música. Não existem fronteiras para conhecer os autores que fazem e fizeram a melhor música europeia. Todas as semanas, percorremos os caminhos para ouvir autores e artistas que vêm de pontos tão variados como Minsk, Roma, Dublin, Oslo, Berlim ou Madrid. Prepare a sua mala e entre a bordo do Expresso Europa.

 

Antídoto, com Catarina Carvalho, Felisbela Lopes e Lucy Pepper, quartas-feiras, às 19h15.
Conversa entre três pessoas sobre as notícias e não-notícias da semana, a tentar perceber se há uma outra maneira de vê-las. Será que há antídoto?

 

Biblioteca pública, com Afonso Reis Cabral, Dulce Maria Cardoso, Richard Zimler e Fernanda Almeida, quintas-feiras, às 23h14.
Uma biblioteca cheia de livros e escritores com vontade de os ler e depois falar sobre o que as páginas nos contam e que reflexões podem lançar. Nesta primeira temporada juntam-se Afonso Reis Cabral, Dulce Maria Cardoso e Richard Zimler, sob moderação de Fernanda Almeida.

 

Gira discos, com Nuno Galopim, sextas-feiras, às 00h10.
Que histórias podem ser contadas a partir de uma coleção de discos? Colecionador, com milhares de discos em casa, Nuno Galopim vai todas as semanas mergulhar entre as caixas e prateleiras onde guarda o vinil, os CD e as cassetes e partilhar canções, composições e, com elas, as narrativas que dali podem nascer.

 

Asas elétricas, com Herberto Quaresma, sextas-feiras, às 01h10.
Uma viagem pelos discos e algumas personalidades da música contemporânea mais urbana. O imaginário proposto: os aviões que nos transportam pelas mais diversas geografias num planeta que está aqui sob escuta. Na rádio, o desvio à norma no cruzamento da novidade com o desconhecido. Permitir a descoberta de locais e formas da música para que cada um neles se encontre e descubra. Uma radiografia do presente com antecipação do que nos espera mais à frente. Nas Asas Elétricas, a viagem tem sempre um novo destino.

 

#SÓQNÃO, com Joana Martins, sextas-feiras, às 20h12.
A série de entrevistas onde se reflete sobre identidades. O #SÓQNÃO é sobretudo sobre o quanto podemos ser todos iguais nas nossas diferenças. #SÓQNÃO está disponível na RTP Play, no YouTube e em formato podcast, em episódios com informação suplementar sobre cada protagonista. As redes sociais continuam a ser o lugar de eleição para a conversa com o público do #SÓQNÃO. Agora chega à Rádio.

 

Duas ou três coisas, com Nuno Galopim e João Lopes, sextas-feiras, às 23h14.
Uma vez por semana, Nuno Galopim e João Lopes juntam-se para conversar sobre os filmes, os discos e os livros que vão vendo, ouvindo e lendo. Entre as novidades e evocações de clássicos, vários mundos, criadores e tempos cruzam-se por aqui.

 

Verdes anos, com Miguel Soares, sábados, às 00h14.
Os clássicos de ontem, hoje e amanhã. Apostas em canções e projetos musicais, nem sempre óbvios, a que vale a pena dar atenção. Valores seguros e novas promessas.

 

Bar condicionado, com Herberto Quaresma, sábados, às 01h09.
Na madrugada de sábado, a Antena 1 quer despertar os sentidos com música que sugere encontro e ritmo. A banda sonora inclui discos do presente, mas também outras marcas do som dos últimos trinta anos. Da soul ao funk, do trip hop ao jazz dance, o french touch, alguma eletrónica mais contemporânea, mas sem entrar nos domínios das pistas de dança e a sua fórmula mais agitada. A Rádio é o condutor desse ambiente vivo e descontraído das noites que pedem liberdade e clima para momentos alegres.

 

Gramofone, com João Carlos Callixto, sábados, às 08h09.
Um programa em que a música portuguesa e os arquivos da Rádio e da Televisão se cruzam, quer através de sons oriundos de programas ou de discos comerciais, hoje menos lembrados, quer através do testemunho dos próprios intervenientes diretos. A propósito de um músico, de um disco, de um evento ou de uma editora importantes para o desenvolvimento da nossa História, outras histórias surgirão, numa revisitação constante e em contínuo entrelaçar. Com base no programa semanal homónimo da RTP Memória, esta é a versão “2.0” feita a pensar na Rádio.

 

Máquina do tempo, com Augusto Fernandes, sábados, às 15h09.
Nomes consagrados e canções inesquecíveis da pop, numa seleção que recupera clássicos, mas também canções menos evidentes que nos marcaram.

 

M, com Mónica Mendes, sábados, às 18h09.
Programa que pretende divulgar as novidades da música soul, funk, R&B, hip hop, disco Sound, com especial enfoque nos grandes artistas e editoras que ajudaram a implementar o género.

 

À volta do Groove, com Isilda Sanches, sábados, às 23h09.
Groove é, por definição, um sulco feito numa superfície, o sulco das estrias num disco de vinil, por exemplo. Na música popular, Groove significa também ritmo, música que nos faz mover e sentir felizes. “À Volta do Groove” é um programa de Isilda Sanches, que aproveita essa definição de Groove e vai passar funk, soul, disco, Boogie e outros ritmos de dança do passado e do presente.

 

A árvore da música, com Ana Sofia Carvalhêda, domingos, às 07h09.
A raiz que encontra na terra a essência da vida; o tronco percorrido pela seiva que alimenta; os ramos e frutos que invadem os sentidos. São assim as árvores e, porventura, é assim a música. Da terra e na terra, homens e mulheres desvendam e dão expressão a uma incontida vontade de criar pedaços de encantamento que são depois frutos do nosso prazer.

 

Tarde desportiva, com Paulo Sérgio, domingos, às 15h04.
Está de volta, renovado, um formato clássico de grande sucesso da Antena 1. Aos domingos, depois do almoço, a equipa de desporto da rádio pública acompanha os jogos da Liga Portugal, Liga 2, Liga 3 e do principal campeonato feminino, e traz à antena notícias e reportagens sobre muitas outras modalidades, com destaque para o atletismo, andebol, basquetebol, voleibol, hóquei em patins e futsal.

Publicações mais recentes

Tópicos do Blogue Cision

  • Notícias de Produtos Cision

    Esteja a par de tudo na Cision. Consulte aqui as notícias atualizadas sobre produtos.

  • Melhores Práticas de Comunicação

    Receba as últimas atualizações sobre relações públicas, comunicação e melhores práticas de marketing.

  • Tendências

    Acompanhe as tendências de relações públicas mais atuais.

  • Blog dos Media

    Um blogue para e sobre os Media com tendências, dicas, ferramentas, movimentações nos Media e muito mais.

About Ana Faustino

Research Team Leader da Cision Portugal Coordenadora do departamento responsável pela recolha e análise de dados sobre Meios de Comunicação Social (nacionais e internacionais) e Influenciadores (produtores de conteúdos editoriais e influenciadores digitais). Responsável pelos relatórios anuais do Panorama dos Media e Embaixadora da Cultura e Eventos da Cision Portugal. Licenciada em Comunicação Social, trabalha em media intelligence, desde 2015. Gosta de novos desafios, ávida por aprender, sejam idiomas ou a utilização de novas ferramentas e funcionalidades, às quais se dedica afincadamente, com vista a acelerar procedimentos. Autodidata, sempre que necessário. Não concebe um dia bem passado sem dança, música, literatura ou viagens. Sorridente.