A Cision apresenta os valores de audiência alcançados nos debates televisivos dos principais concelhos do país, no âmbito das Eleições Autárquicas 2021, por audiência total e pela relação entre a audiência total e o número de eleitores do concelho em debate.
Entre 23 de agosto e 15 de setembro foram transmitidos, principalmente na RTP, mas também na SIC e TVI, 29 debates televisivos relativos às Eleições Autárquicas, que reuniram os candidatos dos 18 concelhos capitais de distrito e, ainda, de Almada, Odemira, Amadora e Figueira da Foz. A maioria destes debates foi emitida apenas nos canais noticiosos das três estações televisivas, reservando a transmissão em simultâneo, no canal generalista e informativo, para os debates relativos a Lisboa e ao Porto.
A Cision reuniu e contabilizou o total de telespectadores de cada um destes debates, na versão original (excluindo retransmissões) e somou os telespectadores dos canais informativos e dos canais generalistas, das emissões em simultâneo.
Os debates transmitidos em simultâneo nos canais generalistas e informativos reuniram, como seria de esperar, maior audiência, com o debate relativo a Lisboa, transmitido na SIC e SIC Notícias, a somar maior número de telespectadores, com 1.128.209, seguido pelo do Porto, emitido pela mesma estação, com 1.101.333 telespectadores, sendo os únicos com audiência superior a um milhão de indivíduos.
Para além de ter sido a cidade com maior exposição nos debates, a capital foi, ainda, o tema em destaque nos debates que conseguiram os 3.º e 4.º lugares deste ranking de audiências, respetivamente com as transmissões da TVI e TVI24, apenas com os candidatos Fernando Medina e Carlos Moedas, reunindo 998.377 telespectadores e da RTP1 e RTP3, com 258.842 telespectadores.
O debate relativo à cidade Invicta, transmitido na RTP1 e RTP3, foi o debate, emitido em simultâneo no canal generalista e informativo, com menor audiência, com 212.692 telespectadores. A estação de Queluz, TVI, emitiu o debate do Porto apenas no canal informativo, obtendo a 11.ª posição deste top.
Dos debates apenas transmitidos nos canais informativos, o líder de audiências foi o debate dos candidatos da Amadora, na RTP3, que granjeou 120.027 telespetadores. Destaque, ainda, para a audiência alcançada no debate com os candidatos à Câmara de Portalegre, o concelho que apresenta o menor número de recenseados nesta análise e que contabilizou 108.943 telespectadores, o 7.º debate mais visto deste ranking e o 2.º, quando considerados os debates os transmitidos apenas num canal (RTP3). A este, seguiram-se os debates dos concelhos de Setúbal e Figueira da Foz, emitidos na RTP3.
Nota para o facto de que os debates com os candidatos a Almada, Amadora e Figueira da Foz foram emitidos na SIC Notícias, no período da manhã.
Castelo Branco, Viana do Castelo e Leiria foram os concelhos cujos debates reuniram menor número de telespetadores, com 22.038, 23.044 e 29.036 visualizações, respetivamente.
Tendo em conta o potencial interesse dos debates, considerado através do número de recenseados por concelho, a Cision analisou, ainda, a sua relação com o total de audiência obtido.
Assim, Portalegre (RTP) e Porto (SIC) alcançaram um número de telespectadores mais de cinco vezes superior ao número de recenseados nestes concelhos, o debate de Odemira (RTP) reuniu um número de visualizações mais de três vezes superior ao número de eleitores e os debates relativos a Lisboa (SIC e TVI) obtiveram mais do dobro.
Ainda, os concelhos da Guarda, Figueira da Foz, Bragança, Beja, Santarém, Évora, Vila Real e Porto (todos emitidos pela RTP) conseguiram mais espectadores do que o número de recenseados destes concelhos.
Os debates de Almada e Amadora (SIC), transmitidos durante a manhã, foram os que apresentaram menor rácio telespectadores/número de recenseados no concelho. Excluindo estes, Leiria (RTP), Viana do Castelo (RTP) e Porto (agora considerando a transmissão na TVI) tiveram o menor número de espectadores, face ao número de eleitores.
Como informação complementar, apresentamos a lista dos concelhos em debate ordenada, de forma decrescente, por número de recenseados: Lisboa, Porto, Braga, Almada, Amadora, Coimbra, Leiria, Setúbal, Viseu, Viana do Castelo, Aveiro, Faro, Figueira da Foz, Santarém, Vila Real, Castelo Branco, Évora, Guarda, Bragança, Beja, Odemira e Portalegre.
Nesta análise não incluiu os debates transmitidos em estações de âmbito regional, como o Porto Canal, RTP Madeira ou RTP Açores.
Fonte de dados de audiência (consolidada, incluindo visualizações em diferido): CAEM/GfK
Fonte de Recenseados por Concelho: PORDATA (2020)
Valores de audiência consolidada atualizados a 28/09, relativos aos dois últimos debates, transmitidos na RTP (Porto e Lisboa)
Publicações mais recentes
Tópicos do Blogue Cision
-
Notícias de Produtos Cision
Esteja a par de tudo na Cision. Consulte aqui as notícias atualizadas sobre produtos.
-
Melhores Práticas de Comunicação
Receba as últimas atualizações sobre relações públicas, comunicação e melhores práticas de marketing.
-
Tendências
Acompanhe as tendências de relações públicas mais atuais.
-
Blog dos Media
Um blogue para e sobre os Media com tendências, dicas, ferramentas, movimentações nos Media e muito mais.
About Ana Faustino
Research Team Leader da Cision Portugal Coordenadora do departamento responsável pela recolha e análise de dados sobre Meios de Comunicação Social (nacionais e internacionais) e Influenciadores (produtores de conteúdos editoriais e influenciadores digitais). Responsável pelos relatórios anuais do Panorama dos Media e Embaixadora da Cultura e Eventos da Cision Portugal. Licenciada em Comunicação Social, trabalha em media intelligence, desde 2015. Gosta de novos desafios, ávida por aprender, sejam idiomas ou a utilização de novas ferramentas e funcionalidades, às quais se dedica afincadamente, com vista a acelerar procedimentos. Autodidata, sempre que necessário. Não concebe um dia bem passado sem dança, música, literatura ou viagens. Sorridente.