O estudo Reuters Institute Digital News Report 2021, lançado ontem, indica que os níveis de confiança dos portugueses nas notícias é de 61%, o que revela uma subida de cinco pontos percentuais, comparativamente com 2020.
De acordo com o relatório da Reuters, entre as prováveis justificações para esta subida de confiança, destaca-se o papel preponderante da comunicação social na ajuda à interpretação e compreensão da nova realidade, em situação de pandemia.
O estudo indica, ainda, uma subida na confiança nacional das notícias obtidas nos resultados de pesquisa, com 45% (+2 p.p.) e nas notícias de fontes utilizadas pelos inquiridos, com 62% (+3 p.p.). Em contrapartida, a confiança dos portugueses nas notícias das redes sociais desceu dos 28%, obtidos em 2020, para os 27%, este ano.
Relativamente aos meios utilizados como fonte de notícias, em Portugal, o Online (incluindo redes sociais) e a TV surgem destacados, ambos com 77%, as Redes Sociais com 55% e a Imprensa, com 27%. No acesso às notícias, os portugueses utilizam, cada vez mais, o smartphone, que regista um aumento de cinco pontos percentuais, para os 75%, enquanto o acesso feito por computador revela uma descida de quatro p.p., para os 52%. Os tablets também foram menos utilizados este ano para aceder às notícias, demonstrando uma descida de dois p.p., para os 15%.
Quanto ao pagamento de conteúdos noticiosos online, Portugal regista, agora, que 17% dos inquiridos pagou por notícias online, o que indica uma subida de 7 p.p., relativamente ao ano anterior, aproximando-se da média de 18% registada nos países em análise.
As marcas de meios de comunicação social nacionais que ocupam o pódio em índices de confiança, de acordo com este estudo, são RTP, SIC e Jornal de Notícias.
Na utilização das redes sociais, em Portugal, Facebook e Youtube continuam a ser as mais utilizadas, mas “ambas as redes registam perdas de utilizadores face a 2020 – Facebook perde utilizadores na ordem dos 3,7 pp. e Youtube na ordem dos 2,4 pp. Em termos de utilização para consumo de notícias, as duas redes registam perdas na ordem dos 2,5 pp. e 3,9 pp., em 2021 face a 2020, sendo que 47,7% dos portugueses que usam a Internet usam o Facebook para aceder a notícias e 19,9% o Youtube”. A análise realizada em parceria entre a Reuters e a OberCom, revela, ainda, que o Whatsapp e Twitter são as redes com maior subida no número de utilizadores, no nosso país. De forma mais modesta, aumenta, também, o número de utilizadores do Instagram.
Fonte das imagens: site da Reuters Institute
Publicações mais recentes
Tópicos do Blogue Cision
-
Notícias de Produtos Cision
Esteja a par de tudo na Cision. Consulte aqui as notícias atualizadas sobre produtos.
-
Melhores Práticas de Comunicação
Receba as últimas atualizações sobre relações públicas, comunicação e melhores práticas de marketing.
-
Tendências
Acompanhe as tendências de relações públicas mais atuais.
-
Blog dos Media
Um blogue para e sobre os Media com tendências, dicas, ferramentas, movimentações nos Media e muito mais.
About Ana Faustino
Research Team Leader da Cision Portugal Coordenadora do departamento responsável pela recolha e análise de dados sobre Meios de Comunicação Social (nacionais e internacionais) e Influenciadores (produtores de conteúdos editoriais e influenciadores digitais). Responsável pelos relatórios anuais do Panorama dos Media e Embaixadora da Cultura e Eventos da Cision Portugal. Licenciada em Comunicação Social, trabalha em media intelligence, desde 2015. Gosta de novos desafios, ávida por aprender, sejam idiomas ou a utilização de novas ferramentas e funcionalidades, às quais se dedica afincadamente, com vista a acelerar procedimentos. Autodidata, sempre que necessário. Não concebe um dia bem passado sem dança, música, literatura ou viagens. Sorridente.