A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) é a coordenadora nacional do Projeto EDUMEDIATEST, que tem como objetivo avaliar a literacia mediática de, pelo menos, 100 alunos, entre os 14 e os 18 anos, de sete países europeus.
Este projeto, parcialmente financiado pela Comissão Europeia, enquadra-se no programa “Literacia para os Media para Todos”, que promove a educação para os media, dotando os cidadãos de conhecimento e análise crítica para reconhecer conteúdos falsos ou de desinformação.
No projeto EDUMEDIATEST, a ERC irá participar no desenvolvimento de uma ferramenta interativa de avaliação do conhecimento dos alunos, na sua capacidade de identificar desinformação, interesses ocultos e reconhecer estereótipos, numa primeira fase. Será, também, abordado o tema dos direitos de autor. A ferramenta interativa, que terá uma fase de testes-piloto, será integrada nas atividades das aulas. Os testes decorrerão antes de janeiro de 2021.
Numa segunda fase, serão criados materiais de ensino e apresentadas atividades de literacia para os media.
O prazo limite para entrega do programa à Comissão Europeia é 1 de setembro de 2021.
Publicações mais recentes
Tópicos do Blogue Cision
-
Notícias de Produtos Cision
Esteja a par de tudo na Cision. Consulte aqui as notícias atualizadas sobre produtos.
-
Melhores Práticas de Comunicação
Receba as últimas atualizações sobre relações públicas, comunicação e melhores práticas de marketing.
-
Tendências
Acompanhe as tendências de relações públicas mais atuais.
-
Blog dos Media
Um blogue para e sobre os Media com tendências, dicas, ferramentas, movimentações nos Media e muito mais.
About Ana Faustino
Research Team Leader da Cision Portugal Coordenadora do departamento responsável pela recolha e análise de dados sobre Meios de Comunicação Social (nacionais e internacionais) e Influenciadores (produtores de conteúdos editoriais e influenciadores digitais). Responsável pelos relatórios anuais do Panorama dos Media e Embaixadora da Cultura e Eventos da Cision Portugal. Licenciada em Comunicação Social, trabalha em media intelligence, desde 2015. Gosta de novos desafios, ávida por aprender, sejam idiomas ou a utilização de novas ferramentas e funcionalidades, às quais se dedica afincadamente, com vista a acelerar procedimentos. Autodidata, sempre que necessário. Não concebe um dia bem passado sem dança, música, literatura ou viagens. Sorridente.