No passado dia 23, teve início o segundo curso online, Cidadão Ciberinformado, lançado pelo Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), em parceria com a agência Lusa, com o objetivo principal de identificar a veracidade das informações publicadas online.
Entender o que são as fake news, como surgiram, como se propagam, porquê e como combatê-las e o papel do jornalismo na luta contra a desinformação são, ainda, temas-chave do curso, com carga horária aproximada de 3h.
O estudo recente da CISION sobre O Estado dos Media, onde foram entrevistados mais de 3.200 jornalistas, de 15 países da América do Norte e do Sul, da Europa e da Ásia, indica que a desconfiança nos meios de comunicação social está a diminuir, aos olhos dos jornalistas. Pelo quarto ano consecutivo, os inquiridos consideram haver uma diminuição da desconfiança do público em relação aos media, com 59% dos inquiridos a considerar que o público desconfia dos conteúdos mediáticos, face aos 63%, em 2019, 71%, em 2018 e 91%, em 2017.
Em contrapartida, o estudo Digital News Report 2020 da Reuters, relativo a Portugal e realizado junto da população geral, indica que Portugal, em ex aequo com a Finlândia, tem o índice mais alto, 56%, de confiança nas notícias em geral. Contudo, de acordo com os estudos anteriores da Reuters, este valor tem diminuído nos últimos anos, sendo de 62%, em 2018 e 58%, em 2019. Já a confiança nas notícias das redes sociais, em Portugal, em 2020, é de 28%.
Publicações mais recentes
Tópicos do Blogue Cision
-
Notícias de Produtos Cision
Esteja a par de tudo na Cision. Consulte aqui as notícias atualizadas sobre produtos.
-
Melhores Práticas de Comunicação
Receba as últimas atualizações sobre relações públicas, comunicação e melhores práticas de marketing.
-
Tendências
Acompanhe as tendências de relações públicas mais atuais.
-
Blog dos Media
Um blogue para e sobre os Media com tendências, dicas, ferramentas, movimentações nos Media e muito mais.
About Ana Faustino
Research Team Leader da Cision Portugal Coordenadora do departamento responsável pela recolha e análise de dados sobre Meios de Comunicação Social (nacionais e internacionais) e Influenciadores (produtores de conteúdos editoriais e influenciadores digitais). Responsável pelos relatórios anuais do Panorama dos Media e Embaixadora da Cultura e Eventos da Cision Portugal. Licenciada em Comunicação Social, trabalha em media intelligence, desde 2015. Gosta de novos desafios, ávida por aprender, sejam idiomas ou a utilização de novas ferramentas e funcionalidades, às quais se dedica afincadamente, com vista a acelerar procedimentos. Autodidata, sempre que necessário. Não concebe um dia bem passado sem dança, música, literatura ou viagens. Sorridente.